top of page
joaninha-sapo-emoji.png

Eu também sou natureza

Maria Bola e Alagoas Mais Verde promovem a idéia de que todos podemos contribuir para manter nossas plantas vivas.

As árvores são fáceis de encontrar.

Eu também sou natureza. Texto de Luana Teixeira, ilustração de Kaue Oliveira, organização de Clarice Ferreira, Produção de Biscuitar e editora IMA-AL.

Vamos ler esta aventura!? 

– Nossa, quantas flores cheirosas nessas árvores! Acho que as abelhas estão gostando também.

joaninha-garca-emoji.png

– Pois é, Maria Bola, as abelhas ajudam a formar as sementes que depois são espalhadas pelas aves, por outros animais e até pelo vento. São todos amigos do plantio de árvores.

joaninha-maria-bola-emoji.png

– Que lindo ver a natureza ajudando a própria natureza….  Ei! Eu também sou natureza, como eu faço para ajudar a plantar uma árvore?

joaninha-garca-emoji.png

– É fácil, qualquer um consegue plantar e cuidar de uma árvore…. Você pode começar do início, com a semente, ou procurar uma plantinha que já esteja crescida, como as que o Projeto Alagoas Mais Verde cultiva. Olha o Sapo chegando ali com uma delas para nos ensinar a plantar!

joaninha-sapo-emoji.png

– Olá, Maria Bola! Olá, Garça! Olha que lindo pé de umbuzeiro que eu trouxe para mostrar para vocês como é simples plantar. Vejam o passo a passo aqui abaixo…

joaninha-maria-bola-emoji.png

– Escolha uma plantinha saudável e o local – lembre-se que a árvore irá crescer, por isso é preciso haver espaço. Faça um buraco maior que a raiz da plantinha. Adube a terra conforme as orientações da equipe do projeto Alagoas Mais Verde.

 

Retire a plantinha da embalagem com cuidado para não desmanchar a terra em volta da raiz. Coloque ela no buraco. Proteja a planta com um cercadinho de madeira ou outros materiais para chamar a atenção das pessoas, evitar que animais a machuquem e ficar mais bonito. Acompanhe o crescimento, regando diariamente.

joaninha-maria-bola-emoji.png

– A vida é incrível! Água, sol, terra boa, uma sementinha e… Tchanram! Surge uma árvore bonita!

joaninha-garca-emoji.png

– E que traz uma sombra fresquinha para nossa cidade…

joaninha-garca-emoji.png

– Além disso, Maria Bola, as árvores limpam o ar e produzem frutas e castanhas, que fazem parte de nossa alimentação.

joaninha-sapo-emoji.png

Algumas de nossas frutas: Jenipapo, Umbú, Cajá, Caja e castanha, Ingá, Mangaba, Cambuí e Araçá.

– De suas folhas, cascas, raízes, frutos e sementes são produzidos infusões, garrafadas e tinturas que curam doenças e fazem a gente viver melhor.

joaninha-maria-bola-emoji.png

– Que lindas essas plantinhas! Depois de colocar cada uma no solo vou continuar cuidando delas até ficarem bem grandes. Além de água, sol e terra boa, acho que um pouco de amor também ajuda no crescimento delas, não é?

joaninha-garca-emoji.png

– Com certeza, Maria Bola, amor vai bem com tudo e as árvores agradecem!

joaninha-garca-emoji.png

Pau-d’arco/Ipê-rosa: varia muito de tamanho, entre 3,5 e 35 metros. Muito usada na recuperação de terrenos, também é conhecida por suas propriedades medicinais. 

​

Craibeira: tem entre 12 e 20 metros. É a árvore árvore símbolo de Alagoas. Ela é vistosa, de flores amarelas, muito resistentes. 

​

Saboneteira: chega a oito metros de altura e propicia ótima sombra. Muito usada na medicina popular e indígena. Seus frutos são aproveitados para artesanato.

​

Umbuzeiro: árvore pequena, de até seis metros de altura, mas que faz ótima sombra. É muito querida em todo nordeste, pois além de ser uma árvore muito resistente às secas, armazena água nas batatas das raízes. Produz um fruto saboroso, comum na culinária local. Suas folhas, raízes e batatas também têm usos alimentícios e culinários.

joaninha-maria-bola-emoji.png

Pau-d’arco/ Ipê-rosa: varia muito de tamanho, entre 3,5 e 35 metros. Muito usada na recuperação de terrenos, também é conhecida por suas propriedades medicinais.

​

Aroeira: tem entre cinco e 10 metros de altura. Cresce na beira dos rios e em terrenos secos. Os frutos são apreciados pelos pássaros e utilizados na culinária como condimentos. 

​

Ingazeiro/Ingá: pode atingir 15 metros de altura. Muito apreciada por seus frutos que, além de saborosos, tem muitos usos na medicina popular.

​

Pau-d’arco/Ipê-roxo: normalmente tem entre oito e 12 metros, mas nas florestas pode chegar a 30. De sua casca são extraídas substâncias vegetais utilizadas para tingir algodão e seda.

joaninha-maria-bola-emoji.png

– E o ciclo da vida não para! Ajude você também a transformar mais e mais sementes em árvores frondosas. E aí? Vamos plantar hoje?

Um órgão que protege o meio ambiente

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas, também conhecido como IMA/AL, tem 30 anos e é responsável por executar a legislação ambiental em todo o território alagoano.

 


Entre as principais atividades estão: licenciamento ambiental, fiscalização e monitoramento, educação ambiental, reconhecimento e gestão das Unidades de Conservação, gestão dos remanescentes florestais; análise de laboratório, proteger a flora e a fauna nativas, assessorar o Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram).

​​


Proteger o meio ambiente é garantir a vida de diversas espécies, inclusive a nossa, dos nossos filhos e dos nossos netos!

​


Para mais informações acesse: ima.al.gov.br, procure nosso perfil nas redes sociais (ima.alagoas); baixe os aplicativos (Nossa Praia e IMA Denuncie) de modo gratuito e disponível para sistemas Android e iOS, ou entre em contato através dos telefones: 0800 082 1523 (canal verde), 988339404/988339409 (educação ambiental  projetos Nossa Praia e Alagoas Mais Verde), 988676515 (fauna), 988339415 (herbário).

 

________________________________

Expediente:

Estado de Alagoas
Renan Calheiros Filho – Governador
Luciano Barbosa – Vice-governador
Gustavo Ressurreição Lopes – Diretor-presidente IMA/AL
Leonardo Vieira – Assessor Executivo de Gestão Interna IMA/AL
Cartilha
Luana Teixeira – pesquisa, desenvolvimento de textos e personagens
Kauê Oliveira – ilustrações, diagramação, WEB e EPUB
Clarice Maia F. de Amorim, Gustavo Ressurreição Lopes – organização
Biscuitar – produção executiva
Apoio (informações e identificação de espécies)
Gabriela Mota Gama, Ana Cecília Pires de Azevedo Lopes e Epitácio Correia (fauna)
Pedro Lins Normande, Meraldo Rocha e Paulo Lira Dantas (projetos de educação ambiental) Rosângela P. de Lyra Lemos (flora).

O Projeto Alagoas Mais Verde trabalha para a recomposição de áreas com plantio de árvores nativas, considerando que as áreas verdes melhoram a qualidade do ar, ajudam na regulação do clima e na precipitação das chuvas, colaboram com a conservação da biodiversidade e melhoram a qualidade de vida das pessoas. Os principais objetivos das ações são: plantar árvores, colaborar com a recuperação de praças e áreas degradadas, sensibilizar a população para a importância da arborização.

bottom of page